quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Plano de Aula - Ciencias (4º Ano): Animais Diurnos e Noturnos

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PLANO MENSAL – CIÊNCIAS
Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Programa: Circuito Campeão
Professora: Joyce Romão
Disciplina: Ciências
Série: 4º Ano “A” e “B”
Período de Desenvolvimento das aulas:
Nº de Aulas: 02 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data: 
 
 “Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra". (Anísio Teixeira)
 
Eixo: Vida e meio ambiente; Ciência, Tecnologia e Sociedade. 
 
Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a sustentabilidade do planeta;
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem;
Compreender a natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos com base na formulação de modelos explicativos.
Compreender a relação da tecnologia com as ciências modernas e contemporâneas, sua influencia na transformação de matérias e o impacto sobre o meio ambiente;
Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas;
Identificar, no mudo atual, relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e transformações sociais;
Utilizar-se de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos em Ciência e Tecnologia.
 
Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno: Identificar e relacionar os hábitos de animais à períodos do dia. (animais crepusculares, noturnos e diurnos).
 
Conteúdo: Os dias e as noites: animais crepusculares, noturno e diurnos.
 
Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais e midiáticos;
Demonstrações práticas através do desenvolvimento de experiências concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras compartilhadas;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas através da biblioteca e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Uso do livro didático;
Trabalhos em grupo.
 
Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.
 
Recursos: notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.
 
Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento, desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.
 
Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Caderno do Futuro – Ciências 4º Ano.
Instituto Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (4º Ano). Circuito Campeão.
PESSÔA, Karina, FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: ciências – 4º ano. São Paulo: Scipione, 2011.
TOCANTINS. Referencial Curricular para o Ensino Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.
 
Anexos:
 

INFLUÊNCIA DO MEIO NOS ANIMAIS

O meio ambiente apresenta variações ao longo do ano: verão, primavera, inverno e outono.
Cada estação traz consigo uma série de mudanças como a luz, a humidade e a temperatura. Essas variações podem provocar alterações no comportamento dos animais.
Por exemplo, a luz influência a atividade dos animais. Existem animais diurnos, ou seja, são mais ativos no período do dia (gavião), enquanto outros são noturnos, pois estão mais ativos no período da noite (coruja). Há ainda os animais que são ativos no crepúsculo, ou seja, no amanhecer e anoitecer, são os animais crepusculares (vaga lume).
Os principais comportamentos relacionados à mudança de estação são:
Hibernação: estado de dormência em que a atividade de alguns animais é mínima, em resposta às alterações das condições do meio, como frio e falta de alimento (inverno);
Estivação: estado de dormência em que a atividade de alguns animais é mínima, em resposta às alterações das condições do meio, como por exemplo, temperatura elevada ou falta de humidade (verão).
Migrações: quando os animais não têm condições para se adaptarem às mudanças nas condições do meio, deslocam-se para outras regiões com melhores condições. A maioria das migrações é temporária e quando na região de origem as condições voltarem a ser favoráveis, os animais regressam (cegonhas, salmão, baleias).
Não são apenas os fatores do meio (luz, temperatura e humidade) a influenciar o comportamento e a vida dos animais. Também as atividades do homem fazem alterar os hábitos dos animais. Devido à ação do homem, muitas espécies de animais já se extinguiram, e muitas estão à beira da extinção, as principais ações que colocam em risco a vida animal são: caça ilegal e/ou descontrolada; incêndios florestais; agricultura intensiva; destruição de habitats; comércio ilegal de animais.
 
Vídeos:
 
 
 
 
 
 

Plano de Aula - Ciencias (4º Ano): Clima e Tempo

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PLANO MENSAL – CIÊNCIAS
Instituição: Escola Estadual XV de Novembro
Programa: Circuito Campeão
Professora: Joyce Romão
Disciplina: Ciências
Série: 4º Ano “A” e “B”
Período de Desenvolvimento das aulas:
Nº de Aulas: 02 aulas de 60 minutos (em cada turma)
Data:
 
"Você faz suas escolhas, e suas escolhas fazem você." (Steve Beckman)
 
Eixo: Vida e meio ambiente; Ciência, Tecnologia e Sociedade. 
 
Competências Desenvolvidas pelo Aluno:
Ser capaz de utilizar-se das informações para compreender a interação e a interdependência dos fatores abióticos e bióticos de manutenção à vida, valorizando a biodiversidade, reconhecendo as transformações provocadas pela ação humana e as medidas de proteção ao meio ambiente como recursos para garantir a sustentabilidade do planeta;
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente;
Identificar os elementos e as interações presentes em diferentes ambientes naturais e construídos pelo homem;
Compreender a natureza como um todo dinâmico;
Analisar fenômenos com base na formulação de modelos explicativos;
Compreender a relação da tecnologia com as ciências modernas e contemporâneas, sua influencia na transformação de matérias e o impacto sobre o meio ambiente;
Compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas;
Identificar, no mudo atual, relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e transformações sociais;
Utilizar-se de diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos em Ciência e Tecnologia.
 
Habilidades Desenvolvidas pelo Aluno:
Diferenciar clima e tempo;
Compreender que o objeto de estudo da meteorologia é a previsão do tempo.
 
Conteúdo:
Meteorologia e as diferenças entre clima e tempo.
 
Desenvolvimento de Situações Didáticas:
Aulas expositivas dialogadas, inclusive com o uso de recursos audiovisuais e midiáticos;
Demonstrações práticas através do desenvolvimento de experiências concretas;
Interpretação de textos informativos e imagens;
Jogos educativos;
Leituras compartilhadas;
Levantamento de hipóteses;
Pesquisas através da biblioteca e portais educacionais;
Problematizações;
Produções textuais;
Resolução de exercícios de fixação e tarefas sistemáticas e desafiadoras;
Uso do livro didático;
Trabalhos em grupo.
 
Revisão: Será realizada de forma oral e escrita, via questionamento sobre o conteúdo ministrado, bem como, realização de exercícios de fixação e produção escrita.
 
Recursos: notebook; projetor; microfone; caixas amplificadoras de som; impressora; vídeos; musicas; jogos; internet; materiais concretos; quadro; giz; livro didático; textos informativos; materiais impressos; caderno; lápis; borracha; papel sulfite.
 
Avaliação: A avaliação será processual e contínua no decorrer de todas as aulas, os principais instrumentos utilizados serão: a resolução de exercícios de fixação, a realização de pesquisas e a produção textual. Bem como, os principais fatores observados: comportamento, desenvolvimento, participação, interesse e assiduidade.
 
Bibliografia:
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
Caderno do Futuro – Ciências 4º Ano.
Instituto Ayrton Senna. Fluxo – Ciências (4º Ano). Circuito Campeão.
PESSÔA, Karina, FAVALLI, Leonel. A escola é nossa: ciências – 4º ano. São Paulo: Scipione, 2011.
TOCANTINS. Referencial Curricular para o Ensino Fundamental de 1º à 9º ano – Artes, 2009.
 
Interatividade:
 
CLIMA
O clima é o conjunto das características de temperatura, umidade, ventos e chuvas em uma determinada região ao longo do ano, logo ele varia de acordo com cada estação do ano e com sua localização geográfica. Assim ele é normalmente constante e caracteriza as diferentes regiões do Planeta Terra.
CLIMA E TEMPO
Geralmente, o clima é confundido com o “tempo”.  Mas os dois não são a mesma coisa, a diferença é que o tempo é a condição da atmosfera em dado momento (pela manhã podemos ter Sol e à tarde está chovendo). Já o clima é muito mais longo (na cidade do Rio de Janeiro que tem o clima tropical, no verão é muito quente).

METEOROLOGIA

Como foi dito anteriormente é muito comum haver confusão entre o que é tempo e o que é clima. Porém, estes são dois fenômenos diferentes, mesmo que se encontrem inter-relacionados.
No dia-a-dia, a previsão do tempo é a estimativa do que se espera que ocorra em termos de temperatura e chuva em um curto período. Nesse sentido o tempo está constantemente mudando: em um certo dia pode fazer sol pela manhã, mas chover pela noite ou podemos ter uma semana chuvosa e outra ensolarada. Já a sucessão dos tipos de tempo registrados por um determinado período é o clima.
A ciência que estuda a atmosfera terrestre e tem como objetivo prevê o tempo é a meteorologia.
 
Vídeos: